XMobots

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empresa brasileira consegue CAVE
empresa brasileira consegue CAVE

Desenvolvimento, fabricação, treinamento, manutenção e operação de VANTS (RPAS).

Rua Santa Cruz, 979 – Centro. CEP 13.560-680. São Carlos
SP
Brasil

+55 (16) 3413-0655

A XMobots é uma empresa brasileira especializada no desenvolvimento, fabricação, treinamento, manutenção e operação de sistemas não tripulados, incluindo UAVs (também conhecidos no Brasil como VANTs – Veículos Aéreos Não Tripulados), AUVs, ROVs, USVs, UGVs e Estações de Controle Terrestre. A origem de seu nome veio da união do prefixo “X”, referindo-se aos meios onde os veículos da empresa são capazes de operar, ou seja, ar, terra ou água, com o termo “Mobots”, procedente da contração das palavras do inglês “mobile robots” (robôs móveis).

A XMBots foi a primeira empresa brasileira a conseguir o CAVE (autorização para voo experimental expedido pela ANAC)

Veja a nota divulgada pela empresa:

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu no último dia 29 de maio o primeiro Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) para um Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) para empresa privada no Brasil. Com isso, a XMobots, responsável pelo desenvolvimento do VANT Nauru 500, passa a ser a única empresa do país autorizada pela ANAC a fazer voos experimentais voltados à pesquisa e desenvolvimento do avião-robô.
Até então, apenas a Polícia Federal possuía aeronaves não tripuladas para uso civil aptas a voar em território nacional. Com a emissão do CAVE, a XMobots demonstrou que sua aeronave atende aos rigorosos requisitos determinados pela ANAC, atestando sua capacidade técnica e também seu interesse no atendimento das solicitações relacionadas à segurança e à documentação operacional do projeto.
Para o gerente-geral de Certificação de Produto Aeronáutico da ANAC, Hélio Tarquinio, a emissão do CAVE mostra a “maturidade” da indústria brasileira de VANTs e que a ANAC “considera o tema relevante e trabalha de forma a viabilizar as operações”, divulgou a agência.
O Nauru é um VANT com autonomia de voo de cinco horas e meia de autonomia de voo, 15 quilos, altitude máxima de 3 mil metros e alcance máximo de comunicação de 30 quilômetros. Suas aplicações englobam fiscalização ambiental, agricultura de precisão, além de levantamento topográfico e atividades similares.

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