Retrospectiva de Suporte DJI x 3DR x Parrot

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paraquedas para drone
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fotogrametria drone curso

Algo que nunca cansamos de falar aos alunos da Escola de Drones é que drones NÃO são infalíveis, bem como qualquer equipamento eletrônico, as vezes o problema vem de fábrica e pode se tornar em um problemão quando o fabricante se exime da responsabilidade sobre seus produtos.

Temos um “mimo” para os alunos de cursos VIP presencial chamado “Free First Flight”, destinado aos alunos que compram seus equipamentos após realizar o curso, trata-se de fazer o primeiro voo do equipamento novo junto com o aluno sem nenhum custo adicional, e graças a esse programa, foram dezenas de voos acompanhados de equipamentos novos em 2016, e alguns drones apresentaram problemas de fábrica e a maneira como os fabricantes se comportaram foi completamente diferente uns dos outros, seguem os relatos.

Parrot Bebop com Sky Controller

Um dos nossos alunos acabou viciando em drones e como tem condições mais abastadas, em cada viagem para o exterior que ele realiza, traz um drone diferente na mala, em julho esse aluno realizou uma viagem à França e acabou comprando um Bebop em promoção por 450 euros com SkyController, mochila e 2 baterias extras, um ótimo negócio aparentemente, no entanto, quando fomos realizar o primeiro voo, o drone simplesmente não armava e não conectava nos aplicativos para realização de diagnóstico, entramos em contato com o suporte da Parrot e em cerca de meia hora de chat e após o envio de um vídeo com o problema, solicitado pelo atendente, o mesmo concluiu que era um problema crítico e que o equipamento deveria ser mandado para os Estados Unidos, apesar de ter sido comprado na França, e o endereço de retorno tinha que ser também nos Estados Unidos, tendo em vista a m%&#@ que é a legislação fiscal brasileira, eles não poderiam retornar o drone diretamente pra cá, houve um pequeno transtorno por esse âmbito, no entanto, o mais importante é que a empresa reconheceu o problema no equipamento e se prontificou em substituir a unidade, que foi entregue em um endereço nos Estados Unidos antes mesmo deles receberem o drone danificado, comprometimento total com o cliente e final feliz.

Phantom 4 DJI com Bússola Inoperante

Um aluno de SC, algum tempo após fazer o curso, resolveu comprar um Phantom 4 pelas vias paralelas (vindo diretamente do Paraguai), ao configurarmos o drone para o primeiro voo, percebemos que uma das bússolas estava inoperante, o equipamento funcionava normalmente, mas sempre com a mensagem em vermelho de compass error na tela, tendo em vista que só o Compass 1 estava enviando dados para a controladora, falamos com o “importador” e o mesmo alegou que era complicado o risco de passar com o drone novamente na fronteira, indo e vindo e que o aluno teria que pagar um adicional pelo risco, aí falamos para não pagar e esperar um pouco que entraríamos em contato com o suporte da DJI para ver o que acontecia. Foram super atenciosos, pediram alguns logs, não falaram nada à respeito do drone ter sido comprado no Paraguai e ofereceram a opção de enviarmos o drone para conserto ou enviarem um compass novo. Escolhemos a segunda opção, em pouco tempo chegou um pacote não somente com o compass, mas com o trem de pouso inteiro, com 2 compass e todos os cabos, e depois de um tempo ainda mandaram e-mail para saber se tudo tinha ocorrido bem, os chinas mandaram MUITO bem no suporte e mostraram que se importam com o cliente.

3D Robotics Y6

Essa não foi uma compra de aluno, foi uma compra nossa para uso do drone nas aulas, apesar do drone não ser mais produzido, encontramos uma peça por um ótimo preço e adquirimos, detalhe, não foi um kit para montar e sim uma versão RTF montada inteiramente na 3DR com Pixhawk e rádio 3DR. O drone veio muito bem embalado, o cuidado com as partes de alumínio na embalagem original para não riscar, manuais impressos da 3DR, foi um unboxing bem legal, mas a parte legal acabou por aí, a PixHawk veio com problemas de fábrica, não conectava por USB direto nem via porta de telemetria, o suporte pediu para fazer um milhão de testes, inclusive tirar a Pix do drone e testar só com o USB no computador direto, nada feito, a placa veio estragada, até aí tudo bem, imaginei que como uma empresa séria eles se responsabilizariam pelo hardware que eles fabricaram, mas não, qual foi minha surpresa ao ouvir do atendente que a 3DR só oferecia suporte para produtos comprados em lojas oficiais 3DR (WTFF), não pediram o serial do drone, não ficaram curiosos para saber o que aconteceu com aquela unidade, nada, simplesmente me falaram que eu tinha que substituir a unidade, ficamos muito transtornados e colocamos uma Pix chinesa no Y6, que está funcionando muito bem. Perdemos dinheiro? Sim, mas também entendemos mais um dos motivos pelos quais a 3DR apesar de ter uma história linda com drones e open source, estar apanhando igual cachorro dos chineses no mercado, drone não é brinquedo, no mínimo tinham que querer examinar a Pix para saber o que aconteceu.

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