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Visando ajudar os pilotos de drones, principalmente novatos a não entrar em confusão, a DJI mostrou em seu fórum os principais motivos de quedas por falha humana, adaptamos e comentamos o texto abaixo.

CSC no Ar (combination stick command / combinação de comandos no controle)

A combinação de controles para desligar o drone no meio do ar(sticks para dentro ou para fora na parte inferior /\ ou \/ ) existe por um motivo simples, emergências, se houver um acidente, o drone entrar em uma árvore ou algo assim, você deve desarmar rapidamente para evitar a queima de escs ou motores presos, muitas pessoas realizam a combinação de forma não intencional, levando o drone à queda. No Phantom 4 as coisas mudaram um pouco para evitar esse problema e a combinação CSC para parada de emergência é a da imagem abaixo.

Como realizar o procedimento para desligar o Phantom 4 de maneira emergêncial
Como realizar o procedimento para desligar o Phantom 4 de maneira emergêncial

Hélices do Drone Mal Colocadas

Mesmo as hélices sendo de auto aperto (roscas inversas e normais), a verificação das mesmas antes de levantar voo é essencial, principalmente se você utiliza case grande que não requer a remoção das mesmas para o transporte, o próprio movimento do carro pode afrouxar as mesmas, no caso das auto travantes, mesmo após o clique, sempre confira se está ok, segurando o motor e forçando levemente a hélice para os lados.

Colisão ao Utilizar o Return to Home

Um dos itens que costumamos falar aos alunos da Escola de Drones como sendo dos mais importantes é a configuração da altura do RTH em relação a topografia local e NUNCA deixar obstáculos entre o controle e o drone. É muito comum pilotos tentarem fazer 360 ao redor de objetos estando em um ponto de vista que se perde sinal, um erro primário e muito comum. Outra dica importante é: não confie nos sensores frontais se você tem um Phantom 4, eles são para emergências e não para disfarçar barbeiragens.

Pouso Automático Longe do Ponto de Decolagem

Quem voa, voa para alguma coisa, o planejamento é essencial, e um planejamento mau feito pode fazer seu drone pousar automaticamente por falta de bateria em um lugar que você nem imagina. Se você quer assumir o risco e brincar de “long range”, sem se importar em reduzir drasticamente a vida útil da sua bateria, faça somente em um trajeto sem riscos para terceiros.

FPV fora da Visada sem Análise Prévia de Topografia em Todo Percurso

O voo fora da visada é proibido no nosso país, mas como aqui não brindamos a hipocrisia, sabemos que a maioria dos pilotos realiza, os riscos são muitos se você não tem conhecimento do ambiente, é extremamente recomendado um ou mais observadores com binóculos e um canal de comunicação com o piloto em comando, no caso de estarem afastados fisicamente, uma outra recomendação é limitar os movimentos laterais, subidas e descidas, você está vendo na tela o que tem na sua frente (e com delay, maior no quesito espacial quanto maior for a sua velocidade), não há como saber o que tem dos lados, atrás, embaixo e acima do drone sem um observador.

Olhando na Tela e Voando de Ré

O voo para trás pode resultar em vídeos fantásticos, mas uma colisão pode acabar com o seu dia, nesse tipo de voo, não fique apenas olhando a tela, olho no drone.

Voo em Ambientes Fechados

O Phantom nas suas versões atuais conta com diversos recursos para o voo indoor, mas você não deve superestimar as suas habilidades nesse tipo de voo, que definitivamente não é recomendado para iniciantes, treine MUITO em ATT para poder realizar tomadas internas com segurança.

Ganho de Altitude em FailSafe

Se o drone está a mais de 20 metros de distância do home point e a bateria entra em nível baixo, o drone vai subir até a altura configurada antes de voltar, muitos pilotos iniciantes se desesperam nessa situação achando que o drone está indo embora, quando na verdade está apenas subindo antes de voltar, você pode cancelar o failsafe e trazer o drone pilotando, mas jamais execute CSC nessa situação.

Local Ruim

As áreas urbanas são particularmente ruins para voo, prédios, estações de TV, antenas de serviços de comunicação, interferências das mais diversas, realize voos nessas áreas apenas se for extremamente necessário, para treino e hobby os aeroclubes e áreas rurais são os mais indicados.

Erro de Cálculo de Distância

A transmissão de imagem dos drones DJI para o dispositivo mobile é digital, há um delay, o que você está vendo na tela não é em tempo real (diferente de drones racer, aonde o delay é bem mais próximo de zero), se você estiver com bastante velocidade, pior ainda. Sempre se antecipe aos obstáculos para dar tempo de recuperar, um agravante é o voo em baixas temperaturas, aonde o drone demora mais para responder (mensagem no DJI GO de bateria fria e saída para os motores limitada).

Cuide-se e bons voos!

Fonte: Fórum DJI.

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