História dos Quadricopteros

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quadricoptero antigo

Você já imaginou um quadricoptero à gasolina ? Ou tripulado? Os primeiros modelos são bem antigos, quando ainda não se imaginava existirem motores elétricos sem escovas (brushless) e eram bem grandes, há tentativas de voo realizadas desde o ano 1907, por Louis Breguet (é, o mesmo dos relógios :)), existe pouca documentação à respeito, mas dá para ter uma ideia de quão longa é a história dos homens com os quads, alguns voos foram realizados posteriormente por Etienne Oehmichen (1920), Dr. George de Bothezat (1922). Se você deseja saber mais sobre a história do quad, a Wikipedia tem um texto interessante(inglês).
quadricoptero antigo

Quadricóptero, também chamado de helicóptero quadrotor, é uma aeronave que decola e é impulsionada por quatro motores. Quadricóptero são classificados como aeronaves de asas rotativas, e não aeronaves de asas fixas, pois suas decolagens são derivadas de quatro motores. Eles também podem ser classificados como helicópteros, ainda que diferente de um helicóptero padrão. São capazes de utilizar hélices de elevação fixa, as quais o ângulo de ataque não varia como as hélices de rotação. O controle de movimento da aeronave pode ser realizado variando-se a velocidade relativa de cada rotor para alterar o empuxo e o torque produzido por cada um.

Logo no início da história do voo, as configurações do quadricóptero eram vistas como possíveis soluções para alguns dos problemas persistentes em voos verticais; problemas de controle de torque induzido (bem como as questões de eficiência provenientes do motor de cauda, o que gera uma elevação inútil) pode ser eliminado, por contra- rotação e as lâminas relativamente curtas são muito mais fáceis de construir. Uma série de projetos tripulados apareceu na década de 1920 e 1930.

Estes veículos estão entre os primeiros heavier-than-air (mais pesados que o ar) de subida e descida vertical, ou seja, a descolagem e a aterr(iss)agem são feitas na vertical. No entanto, os protótipos iniciais sofriam de mau desempenho, e os protótipos finais necessitavam de muito trabalho do piloto, devido à má estabilidade e o controle limitado. Mais recentemente projetos tornaram-se populares em veículos aéreos não tripulados (UAV (VANT)).

Esses veículos utilizam um sistema eletrônico de controle e sensores para estabilizar a aeronave.
Com seu pequeno tamanho e capacidade de manobra ágil, esses quadricópteros podem ser pilotados tanto dentro de casa quanto ao ar livre. Existem várias vantagens nos quadricópteros, comparando com os helicópteros: em primeiro lugar, um quadricóptero não exige ligações mecânicas para variar o ângulo das pás do rotor enquanto giram, isto simplifica a criação e manutenção do veículo; em segundo, o uso de quatro rotores permite que cada rotor individual tenha um diâmetro menor ou igual ao rotor do helicóptero, o que lhes permite ter menos energia cinética durante o voo. Isto reduz o dano causado quando os rotores batem no nada.

Os UAVs em pequena escala possibilitam uma interação próxima e segura. Alguns quadricópteros em pequena escala têm quadros que encerram os rotores, permitindo voos entre ambientes mais desafiadores, e com menor risco de danificar o veículo ou seus arredores. Devido à sua facilidade de construção e controle, os quadricópteros são frequentemente usados como projetos de aeronaves amadoras.

Desenvolvimentos Recentes

Nas últimas décadas, em pequena escala Veículos Aéreos Não Tripulados (UAVs) tornaram-se mais comuns e são usados para muitas aplicações. A necessidade de aeronaves com maior capacidade de manobra e capacidade pairando levou ao aumento atual na pesquisa de quadricópteros . O design de quatro rotores permite quadricóptero ser relativamente simples na sua conce(p)ção , mas altamente confiável e manobrável. Investigação de ponta, continua a aumentar a viabilidade dos quadricópteros, fazendo avanços na comunicação multi- ofício, exploração do ambiente, e manobrabilidade. Se todas essas qualidades em desenvolvimento podem ser combinados entre si , quadricóptero seria capaz de missões autónomas avançadas que não estão atualmente possível com qualquer outro veículo. Alguns programas atuais incluem

  • O conceito de Bell Boeing Quad Tiltrotor leva o conceito quadricóptero adiante, combinando-a com o conceito de rotor de inclinação para uma proposta de C-130 de transporte militar médio.
  • Aermatica Spa’s Anteos é a primeira asa rotativa RPA (aeronaves remotamente pilotadas) a ter obtido permissão oficial para voar no espaço aéreo civil pela Autoridade de Aviação Civil italiano (ENAC), e será o primeiro capaz de trabalhar em espaço aéreo não segregado.
  • AeroQuad e ArduCopter são projetos de hardware e software de código aberto baseado em Arduino para a construção de quadricópteros DIY (faça você mesmo).
  • Parrot AR.Drone é um pequeno quadricóptero controlado via rádio com câmeras ligadas a ele, construído por Parrot SA, destinado a ser controlado por smartphones ou tablets. Em junho de 2013, No Paris Air Show, Parrot anunciou que já venderam mais de 500.000 quadricópteros AR.Drone.
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